terça-feira, 15 de junho de 2010

Destaque do Passeio Humbalada...


Dia 12 de Junho dia dos namorados, Fernando e Patricia,
São destaque desse passeio.

Se conheceram atraves da internet em setembro de 2008.
Namoraram durante sete meses.
E hoje moram juntos a onze meses, pretendendo se casarem em breve!


Analu Maceravisck.
12/06/2010.

Festa Junina na Chácara do Jockey Club





Dia 19/06/2010 O Projeto Passeando Sampa Inclui participará da Festa Junina que se realizará na Chácara do Jockey Club, tendo como atividades: Danças circulares entre outras brincadeiras, e é claro como não poderia fartar uai... a famosa quadrilha que será composta pelos participantes e os acompanhantes do Sampa Inclui.

E trem bão
Vamo lá pessoár.. faze parte dessa festança sô!

Analu Maceravisck.

A Origem da Festa Junina no Brasil e suas Influências.






Junho é o mês de São João, Santo Antonio e São Pedro. Por isso as festas que acontecem no mês de Junho são chamadas de "Festa Joanina", especialmente em homenagem a São João.
O nome Joanina teve origem, segundo alguns historiadores, nos paises europeus católicos no século IV. Quando chegou ao Brasil foi modificado para Junina.
A influència brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação, quando foram introduzidos o aipim(mandioca), milho(jenipapo), o leite de coco e tambem nos costumes, como forró,o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula
Mas não foi só a influência brasileira que permaneceu nas comemorações Juninas. Os franceses por exemplo, acrescentaram a quadrilha, passos e marcações inspirados na dança da nobresa européia. Já os ogos de artifícios, bastante comun no Sul do Brasil, é originária de Portugal e da Espanha.
Para os católicos, a fogueira, que é maior símbolo das comemorações Juninas, tem suas raizes em um trato fito pelas primas Isabel e Maria.
Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter o seu auxilio após o parto, Isabel acendeu uma fogueira sobre o monte.
No nordeste do pais, existe uma tradição que manda os festeiros visitarem em grupos todas as casas onde sejam bem-vindos levando alegria. Os donos da casa, em contra partida, mantém uma mesa farta de bebidas e comidas típicas para servirem os grupos.
Os festeiros acreditam que o costume é uma mneira de integrar as pessoas da cidade.
Essa tradição tem sido substituída por uma grande festa que reúne tda a comunidade em volta dos palcos onde prevalecem os estilos tradicionais e mecânicos do forró.

Arte Educação/Cultura Brasileira.
Analu Maceravisck.