domingo, 31 de outubro de 2010

Aposentadoria por Invalidez Pode ter Acréscimo de 25%




Isso mesmo, o aumento é devido caso o segurado necessite de assistência permanênte.
O segurado do INSS aposentado por invalidez ou por acidente de trabalho que necessite de assitência permanente de outra pessoa tem o direito de receber um acréscimo de 25% calculado sobre o valor de seu benifício. Essa determinação, está em vigor desde o dia 05 de abril de 1.991, infelizmente ainda é desconhecida por muitos brasileiros.

Mesmo que o valor da aposentadoria atinja o limite máximo previdênciário, o acréscimo é devido. O valor será sempre recalculado quando o benifício que lhe deu origem for reajustado.

A legislação previdênciária define as situações em que o auxilio é devido.
O assegurado acometido de cegueira total,
perda de nove dedos das mãos ou paralisia de dois membros superiores ou inferiores recebe o acréscimo.

Outras patologias relacionadas são perda de membros inferiores, quando não for possível o uso de prótese, perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese se possível, e a perda de um membro inferior, quando a prótese for possível.

Alterações das faculdades mentais grave, pertubação da vida orgânica e social, doença que exija permanência contínua no leito e incapacidade permanênte para as atividades da vida diária completam a lista prevista pela legislação.

O benifício é cessado com a morte do aposentado e o seu valor não é incorporado ao valor da pensão deixada aos dependentes.
O acréscimo é muito importante para as pessoas que se enquadram nessa situação, pois com ele o aposentado pode pagar pela assistência que necessita.

Ministério da Previdência


Caso tenham alguma duvida a respeito, peço que entrem em contado com a agência do INSS onde foi dada a entrada da aposentadoria e se informe a respeito.

Peço a todos os internaltas e seguidores do nosso blog que repassem essa informação a todos os cuidadores que conheçam, principalmente porque muitos desses cuidadores pode não ter acesso a internet.
Então gente vamos passar pra frente essa informação tão importante, com isso podemos ajudar muitas pessoas.

A todos o meu muito obrigado!

Centro Cultural da Marinha em São Paulo

Centro Cultural da Marinha em São Paulo