domingo, 28 de novembro de 2010

Blubell + À Deriva Jazz nos di de hoje

Blubell +À Deriva Jazz nos dias de hoje

Blubell + À Deriva Jazz nos dias de hoje

21/11/2010

Blubell + À Deriva Jazz nos dias de hoje

Blubell + À Deriva Jazz nos dias de hoje

Fundação Ema Gordon Klabin

Fundação Ema Gordon Klabin







Ema , na infância, residiu com a familia em São Paulo, no bairro de Santa Cecilia, porém durante sua juventude, Ema foi educada na Europa, visitando frequentemente o Brasil.
Desde cedo Ema demonstrou apreço pelo colecionismo.
Após o falecimento de seu pai Hessel Klabin em 1.946. Ema e sua irmã Eva Klabin, foram legadas todos os bens, e Ema foi nomeada sucessora no conselho da empresa.
Como Ema não tinha planos de constituir uma familia, passou a se dedicar a atividade empresarial e as atividades filantrópicas e cultirais de São Paulo de forma semelhante ao que fazia sua irmã.
Dedicou-se tambem a ampliar sua coleção de artes, principalmente para aquisições feitas em suas frequentes viagens a Europa e Estados Unidos.
Em 1.948, Ema pesquisou estudos arquitetônicos para a construção de uma nova residência no terreno que herdara de seu pai no Jardim Europa, com o objetivo de albergar sua crescente coleção.
dewntre os vários estudos apresentado, escolheu o projeto de estilo eclético do engenheiro arquiteto Alfredo Ernesto Becker, autor de diversas residências no mesmo bairro.
Na década de 70, sem ter herdeiros e preocupada com o destino de sua coleção, Ema passou a consultar especialistas para auxilia-la na escolha das instituições aptas a receber coleção.
Com o trágico incêndio do Mam carioca em 1.78, fez com que Ema optasse por criar uma instituição destinada a preservar o acervo reunido a formar sua casa um museu aberto a visitação pública, como sua irmã faria mais tarde, no Rio de Janeiro.
Ema bastante abatida com a morte de sua irmã, em 1.991 veio a falecer em 27 de janeiro de 1994, aos 87 anos de idade.

Como todos podem ver, Ema Gordon Klabin não só nos deixou sua Fundação com sua diversificada coleção como tambem sua história de vida!